27 de nov. de 2015

Pão sem Queijo (Pão de Queijo Vegano) - Presunto Vegetariano

Além das resenhas sobre os cosméticos veganos, sempre tentarei trazer receitas testadas, aprovadas, gostosas e veganas aqui no canal. Hoje teremos uma das minhas receitas preferidas, que é o Pão de Queijo Vegano, tendo como base a receita disponibilizada no blog/vlog do Presunto Vegetariano, apenas com algumas alterações. O Presunto Vegetariano é um dos meus canais gastronômicos favoritos, os vídeos são curtinhos, as receitas são bem detalhadas e com várias dicas no blog.

A receita original (disponível aqui e com muito mais detalhes):

Ingredientes:


2 xícaras (de chá) bem cheias de mandioquinha (batata baroa) picada (cerca de 300g)
1 e 1/2 xícara (de chá) de polvilho doce
1/2 xícara (de chá) de polvilho azedo
1 colher (de chá) de fermento químico em pó
1/4 de xícara (de chá) de água
5 colheres (de sopa) de óleo
1 colher (de chá) de sal

 

Modo de Preparo:


Antes de tudo, cozinhe a mandioquinha. Em uma panela com água fervente, coloque a mandioquinha picada e deixe cozinhar até ficar macia (espete um garfo ou faca e ele deve atravessar com facilidade). Escorra bem e em seguida amasse bem com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento químico em pó e misture.
Coloque a água, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme. Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 4cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve para assar por cerca de 50 minutos ou até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados. Está pronto!

No meu caso minhas alterações foram que eu usei a batata comum e ao invés de picar e cozinhar, eu cozinhei duas batatas médias para grandes, com a casca e depois que o garfo atravessou com facilidade eu retirei elas da água esperei esfriar um pouco e removi a casca com a mão. O que leva um pouco mais de tempo para esperar esfriar, mas você pode acelerar colocando ela submersa em água fria. Para assar eu usei uma Air Fryer emprestada e já vou adiantando que a textura e sabor ficam idênticas ao forno convencional.

Alguns dos pãezinhos prontos:


A foto não ficou tão bonita, mas eles ficaram saborosos. Só que eu sou suspeita para falar desta receita, porque ela é uma das mais fáceis, gostosas e baratas que estou acostumada a fazer, se deixar fico a tarde inteira comendo eles, e para um pão de queijo sem queijo é muito bem parecido em alguns aspectos, como o puxa puxa que tem e o próprio sabor que lembra o tão famoso pão de queijo aqui do Brasil.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário